Como Funciona a Acupuntura no Organismo: Como Ela Age no Nosso Corpo e Mente

Você compartilha o bem?

Como Funciona a Acupuntura no Organismo: Como Ela Age no Nosso Corpo e Mente

Na produção de hoje, com textos e vídeos, abordaremos as explicações de como funciona a estimulação clínica da Acupuntura no nosso organismo como um todo, corpo e mente.

É importante que você saiba que, atualmente, existem basicamente duas explicações para os efeitos terapêuticos da Acupuntura: explicação tradicional  e explicação contemporânea.

 

Como Funciona a Acupuntura no Organismo: Como Ela Age no Nosso Corpo e Mente | Explicação Tradicional

explicação tradicional (também denominada de filosófica) usa da ideia de energia para defender o funcionamento da Acupuntura.

Ela afirma que a estimulação adequada dos pontos de Acupuntura faz com que a “Energia Qi” volte a fluir livremente pelo nosso corpo. Essa forma de energia pode estar estagnada, em excesso ou até em escassez.

Esse fluir da energia adequada (com boa nutrição) leva ao equilíbrio dinâmico, energético, psicológico, comportamental, emocional e biológico.

 

 

Você está gostando dessa produção? Então, que tal ver estas?

 

Como Funciona a Acupuntura no Organismo: Como Ela Age no Nosso Corpo e Mente | Explicação Contemporânea

explicação contemporânea (também chamada de científica) defende a sua posição provando o mecanismo de ação da Acupuntura com uso de métodos e técnicas científicas.

Para isso, ela faz uso de testes clínicos, de exames de sangue, de imagens de ressonância cerebral, etc.

Assim, de acordo com o viés científico, a estimulação das fibras sensitivas “A” e “B”, através dos pontos de Acupuntura, faz com que ocorra uma transmissão elétrica via neurônio. Ele é a nossa célula nervosa encontrada por todas as partes do corpo. Esse fenômeno pode ser medido em milivolts.

E essa alteração do “potencial de ação” celular, gerada pela Acupuntura, desencadeia um fenômeno bioquímico que chega ao nosso cérebro (nosso sistema nervoso central).

A partir desse ponto o cérebro libera determinadas substâncias (ex.: endorfinas, encefalinas, dinorfinas, serotonina) que, quando em níveis fisiológicos, promovem o bem-estar, a prevenção e o tratamento de doenças, sejam elas psicológicas, biológicas e/ou comportamentais.

Curso Acupuntura Efetiva | Livro Acupuntura Científica

Como Funciona a Acupuntura no Organismo: Como Ela Age no Nosso Corpo e Mente | Reconhecimento Internacional

Um ponto que ao nosso ver é importantíssimo, é o fato de que essa terapêutica milenar, independente de a explicação ser tradicional ou contemporânea, faz a promoção da saúde e bem-estar de forma geral.

Assim, é através do puncionar de finíssimas agulhas esterilizadas industrialmente e descartáveis (de uso único) sobre a pele ou até com estimulações sem nenhuma agulha que o funcionamento da Acupuntura ocorre.

A título de exemplo, destacamos que Acupuntura sem agulhas pode ser implementada com o uso do raio laser, da moxa (bastão de calor), de ímãs, de ventosas, de sementes, de pressão, de sucção (vácuo de Ventosa), etc.

Destacamos que tanto no nossa formação certificada em Acupuntura Efetiva, quanto no nosso  livro de Acupuntura defendemos as duas abordagens (tradicional e contemporânea): a união gera a força!

Agora, ao final, é importante dizer que conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Acupuntura é uma excelente estratégia preventiva, além de ser rápida e eficaz no tratamento de transtornos psicológicos (como depressão, ansiedade, estresse, insônia) e biológicos (como dores de cabeça, rinite, prisão de ventre, dores nas costas, asma).

 

Como Funciona a Acupuntura no Organismo: Como Ela Age no Nosso Corpo e Mente

E você… já viveu a experiência de ser atendido com o uso da Acupuntura?

Como foi? Como a Acupuntura agiu no seu corpo e mente?

Ah! Você também trabalha com o uso da Acupuntura?

Então, compartilhe suas reflexões com a gente.

Até mais!

Autor: Alex Tavares.

Você pode comentar aqui!