O Tratamento da Dor de Cabeça Com Uso da Acupuntura Clínica

Você compartilha o bem?

O Tratamento da Dor de Cabeça Com Uso da Acupuntura Clínica

A dor de cabeça, ou cefaleia, é um transtorno que acomete grande parte da população mundial.

Para se ter uma ideia dos números, a dor de cabeça do tipo tensional (gerada pelo excesso de contração dos músculos) causa sofrimento entre 65 a 87% da população, começando entre os 20 e 50 anos, atacando mais mulheres que homens.

A cefaléia é entendida como a sensação dolorosa sobre a cabeça, o pescoço e/ou ainda sobre a face.

 

O Tratamento da Dor de Cabeça Com Uso da Acupuntura Clínica

Há muitos tipos de dores de cabeça (mais de 150). Podemos dividir as cefaléias em dois grupos:

  • Cefaléias primárias – geradas por alterações da química cerebral.
  • Cefaléias secundárias – causadas por patologias (exemplo: tumores, auneurisma, doença nos olhos, ouvidos, garganta, etc.).

São vários os possíveis geradores das dores de cabeça (além das patologias cerebrais), como, por exemplo: estresse, cansaço, menstruação (TPM), alimentos, álcool, alterações climáticas, excesso de luz, cheiros fortes, remédios inadequados, etc.

Ao sentir dor de cabeça, antes de mais nada, procure ajuda de um profissional da saúde que seja especialista no funcionamento cerebral e faça todos os exames necessários.

Se não for encontrada nenhuma alteração estrutural (patológica) e, mesmo assim, a dor de cabeça continuar, talvez seja momento oportuno de tentar outros recursos, como por exemplo: mudar alguns hábitos de vida, praticar Yoga, natação, alongamento, fazer Psicoterapia, Acupuntura, etc.

A Acupuntura é uma terapêutica que existe há mais de 5 mil anos. É utilizada por alguns profissionais da saúde (fisioterapeutas, enfermeiros, psicólogos, etc.).

Ela busca a promoção da saúde e bem-estar através da inserção de finíssimas agulhas especiais (de ouro, prata ou aço inoxidável) em determinadas regiões do corpo chamadas de “acupontos”. Também existem tratamentos sem agulha (ex.: calor, magnetos, laser, sucção, pressão, etc.).

A Acupuntura é uma excelente estratégia preventiva para inúmeras alterações, além de ser uma terapêutica rápida e eficaz. Essa prática promove o equilíbrio físico, mental e energético.

Conforme a lista de pesquisas científicas reunidas e divulgadas pela “Organização Mundial da Saúde” (OMS), publicada no documento “Acupuncture: Review and analysis of reports on controlled clinical trials”, a Acupuntura é eficaz para tratar várias desordens, entre elas destaco as “afecções da cabeça”.

 

O Tratamento da Dor de Cabeça Com Uso da Acupuntura Clínica:

  • Dor de cabeça: Acupuntura: alívio imediato em 66% dos casos. Eletroacupuntura: alívio imediato em 80% dos casos. Diminuição da freqüência em 50% dos casos. Alteração significativa no exame de eletromiografia.
  • Dor crânio-mandibular: Acupuntura tradicional: eficácia similar ao tratamento convencional (imobilização). Acupuntura intradermica: eficácia em 60% dos casos.
  • Disfunção da articulação temporo-mandibular (ATM): Eficácia similar ao tratamento convencional.
  • Espasmo facial: Eficácia em 70% dos casos

Assim, conforme a “Organização Mundial da Saúde”, podemos dizer que a Acupuntura é um excelente recurso terapêutico (não medicamentoso) para o tratamento da dor de cabeça, com resultados que variam de 50 a 80% de eficácia.

Ao sentir dores de cabeça procure ajuda de um profissional da saúde. Faça os exames solicitados e não se medique sem a correta orientação.

Lembre: a dor de cabeça pode ser tratada de várias formas, inclusive (em alguns casos) sem o uso de remédios.

Autor: Alex Sandro Tavares da Silva.

Se essa informação lhe ajudou de alguma forma, escreva o seu comentário e compartilhe com os seus amigos, familiares e demais contatos nas suas redes sociais. Assim, criaremos e promoveremos conhecimento gratuito com foco em saúde, com embasamento científico.

 

Você pode comentar aqui!

Um pensamento em “O Tratamento da Dor de Cabeça Com Uso da Acupuntura Clínica”

%d blogueiros gostam disto: